Table of Contents
Porquê um interesse tão grande por Portugal?
Este país do sul da Europa , ainda não tão popular há muito tempo, tornou-se imperdível. Portugal era bem conhecido como um destino de férias para os britânicos, alemães , outros europeus e escandinavos que que se deslocavam maioritariamente para desfrutar das praias do Algarve ou da Costa de Prata que se estende entre Lisboa e Porto.
A capital Lisboa e a cidade do Porto são paragens de ancoragem de muitos navios de cruzeiro que percorrem os europeus e pelo Mediterrâneo , mas, para além não foram visitadas como muitas outras cidades europeias.
Esta situação parece ter mudado desde que Portugal introduziu o Estatuto de Residente Não Habitual, amplamente conhecido como RNH, em 2010. Residente Não Habitual estatuto amplamente conhecido como RNH em 2010. Este estatuto fiscalfavorável foi criado para atrair os reformados europeus para virem passar a sua reforma aqui , sem pagarem quaisquer impostos. Atualmente, estão sujeitos a um imposto fixo de 10% sobre a sua reforma recebida de outros países europeus, o que continua a ser muito mais vantajoso do que ficar nos seus países de origem.
O Governo português alargou este estatuto de RNH a mais perfis, a fim de atrair indivíduos altamente qualificados, bem como pessoas com rendimentos elevados para atrair competências e capital para o país. Desde então, milhares de pessoas de todo o mundo, com perfis variados, têm vindo para o país e instalaram-se a médio e longo prazo.
Apesar da sua localização na parte sudoeste da Europa, Portugal é facilmente acessível por via aérea. O país dispõe de 3 aeroportos principais, Lisboa é o maior e o que oferece mais ligações de longo curso. O Porto é também um aeroporto movimentado e oferece voos diretos para muitas cidades europeias. Faro, no Algarve, é mais sazonal do que os outros dois aeroportos , tendo em conta que o Algarve continua a ser um destino de verão.
É palco de vários eventos culturais durante todo o ano e cada cidade grande ou pequena organiza as suas próprias festas. Pode estar ligada a um acontecimento religioso ou à celebração de alguns santos, um festival de música, um festival de arte ou algo relacionado com as suas iguarias gastronómicas.
Quer se trate de reformados à procura de uma residência tranquila, de jovens trabalhadores à procura de um novo desafio, empresários de vários sectores e mais particularmente ativos na indústria têxtil e start- ups especializadas em tecnologias e finanças e em fin-tech ou ainda estudantes que pretendam beneficiar da qualidade do ensino universitário, Portugal seduz!
Este entusiasmo por este país de quase 10 milhões de habitantes cria alguma pressão no mercado imobiliário, quer em termos de aluguer quer de compra. De facto, Portugal estende-se por 92.000 km², o que é quase seis vezes menor do que a França e três vezes maior do que a Bélgica. As zonas urbanas, onde se concentra a maioria da população, reduzem-se a algumas cidades situadas no norte do país, como Porto, Braga ou Coimbra, no centro, na região de Lisboa, e no sul, no Algarve, sobretudo em Faro, Loulé, Albufeira, Portimão e Tavira.
Quais são os pontos fortes de Portugal?
A qualidade de vida, o climaameno, a gastronomia, as praias soberbas, o custo de vida relativamente baixo, a segurança e as paisagens de cortar a respiração são os primeiros trunfos em que quem planeia vir e deixar as suas malas em Portugal pensa.
As paisagens são variadas de norte a sul: longas extensões de praia até onde a vista alcança, montanhas selvagens, vinhedos, cidades históricas, campos verdes… É impossível não encontrar um ambiente em que se sinta bem.
Os portugueses são muito acolhedores, calorosos e benevolentes. São muito abertos a outras culturas e muitos dominam línguas estrangeiras , como o francês e o inglês, o que facilita muito a integração dos nossos compatriotas.
A gastronomia portuguesa é muito rica e diversificada nas diferentes regiões do país. Devido à sua cultura e posição geográfica, a base da gastronomia é saudável: o azeite, o peixe, as frutas e os legumes ocupam um lugar de destaque na maioria dos pratos. Os apreciadores de doces também apreciam particularmente os imperdíveis “Pastéis de Nata”, cuja receita original é mantida em segredo. Os puristas têm o seu fornecedor preferido, mas os melhores estão disponíveis em Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos, onde a receita foi inventada.
Portugal tem nada mais nada menos do que 17 regiões vinícolas que produzem tipos de vinho muito diferentes. Ancorada numa tradição ancestral, a cultura do vinho é parte integrante do património português em regiões como o Douro, o Dão, a Bairrada, a região de Lisboa e o Alentejo, onde são produzidos vinhos muito finos, premiados com várias medalhas. Não esqueçamos os famosos vinhos doces do Porto, os moscatéis da região de Setúbal e os famosos vinhos da Madeira, reconhecidos pelos seus sabores excepcionais em todo o mundo.
Portugal é também um deslumbrante património histórico e arquitetónico em todo o país, com muitos ex-libris classificados como Património nMundial pela UNESCO.
Um paraíso para os surfistas
Com mais de 800 quilómetros de costa no Oceano Atlântico, surfistas de todo o mundo apreciam Portugal pela qualidade das suas ondas. Em Portugal, é possível fazer surf no verão e no inverno, basta escolher o sítio certo. Lugares como a Ericeira, Peniche, Caldas da Raínha, a Costa da Caparica, mas também a praia de Carcavelos que fica a 20 minutos de comboio de Lisboa, são spots de renome internacional no mundo do surf. Na Nazaré, só os surfistas profissionais e os mais ousados se atrevem a a enfrentar as ondas gigantes com mais de 20 metros de altura!
Jogar golfe durante todo o ano
Portugal é também um dos destinos mais cobiçados para jogar golfe durante todo o ano , com uma temperatura exterior média que lhe permite desfrutar jogar golfe mesmo entre abril e novembro. Este país pioneiro não hesitou em desenvolver campos de golfe em todo o seu território e , assim, atrair jogadores apaixonados de todo o mundo .
Isenções fiscais
Para além do maravilhoso ambiente de vida que Portugal oferece, o Governo português é muito criativo ao oferecer isenções fiscais totais isenções fiscais totais ou parciais a várias categorias de pessoas, principalmente graças ao estatuto especial de Residente Não Habitual , mais conhecido pela sua sigla, RNH.
Este estatuto fiscal vantajoso permite aos reformados europeus que escolhem Portugal como país de residência principal de residência, paguem apenas um imposto fixo de 10% sobre o seu rendimento de reforma durante um período não renovável de 10 anos. Este estatuto também se estende
Vistos – Visto Gold (GV), Digital Nomad Visa, D2, D3, D4 e D7
Para não europeus, Portugal também facilita a entrada no seu território através da emissão de vistos específicos de longa duração e do Visto Gold. Portugal criou recentemente um visto para atrair nómadas digitais para trabalharem no seu território.
Trata-se de um facto inédito na Europa e prova que Portugal pretende posicionar-se como um destino privilegiado para estes para estes trabalhadores flexíveis que podem trabalhar em qualquer parte do mundo, desde que disponham de internet de alta velocidade , que está amplamente disponível em todo o país. Em Lisboa e arredores, a fibra ótica é a norma.
Visto Gold
O Visto Gold, criado em 2012, permite a obtenção de um visto de entradas múltiplas em território português – e , por conseguinte, em todo o espaço Schengen – investindo um montante de 500,000 euros em bens imobiliários.
A popularidade crescente do Visto Gold desde o seu lançamento foi tal que o Governo introduziu limitações em janeiro de 2022.
Devido ao aumento dos preços do sector imobiliário e à popularidade do Visto Gold junto de países como os Estados Unidos, Canadá, Brasil, África do Sul, países do Golfo e do continente asiático, o Governo português decidiu limitar este visto às chamadas zonas de ” densidade reduzida”. As regiões de Lisboa, Porto, o Algarve e todo o litoral não são , infelizmente , elegíveis para este visto.
Muitas pessoas já se mudaram para Portugal. Alguns dos novos residentes que vieram para cá no âmbito do NHR partiram ao fim de 10 anos, quando a tributação favorável deixou de existir , mas alguns ficaram pela qualidade de vida. A diversidade do país, a sua natureza intocada, a vitalidade de Lisboa e do Porto, cidades mais pequenas e frescas como Leiria, Coimbra e Braga, para citar apenas algumas , atraem diferentes perfis. Se olharmos para a procura de imóveis para aluguer de longa duração ou para compra, a atratividade de Portugal continua a ser forte.